Óleos Essenciais: qual a diferença entre o que usamos no corpo e no ambiente?

Respondendo de maneira simples: o produto é mesmo, o que muda é a quantidade que será usada.

Um óleo essencial é um líquido que contém compostos químicos obtidos a partir de plantas. Eles carregam as propriedades e funções da planta que são extraídos. 

Existem centenas de óleos essenciais disponíveis no mercado e a lista de benefícios de cada um é extensa. Os óleos raramente são usados puros, por ser um grande concentrado da planta, então é importante saber a dosagem certa e como dissolve-los para cada uso. 

COMO USAR NO CORPO?

Para uso no corpo em massagens os óleos essenciais podem ser dissolvidos em óleos vegetais, ou creme hidrantes sem perfume. O mais comum é usar óleos vegetais, como o óleo de amêndoas, de rosa mosqueta, de argan, de semente de uva e de jojoba. Esses óleos são chamados óleos "carregadores".

Anote ai a proporção: para cada 10ml de óleo vegetal (ou creme hidratante), diluir 1 gota de óleo essencial. 

Alguns óleos também são ótimos para fazer escanda pé, então nesse caso serão dissolvidos em água.

 

COMO USAR NO AMBIENTE?

A aromaterapia é o nome utilizado quando usamos óleos essenciais para perfumar e energizar o ambiente. Os óleos nesse caso são diluídos em água dentro de difusores de ambientes. Existem várias opções de difusores e aromatizantes no mercado.

Na nossa loja temos esse aromatizante de cerâmica na cor branca e preta

Ele é prático, conveniente e ocupa pouco espaço. É ligado direto na tomada, e tem um espaço em cima reservado para adicionar o óleo essencial (5 gotas) diluído em 10 gotas de água para que o ambiente (médio de 30m²) mantenha-se aromatizado por até 4 horas.

Outra opção para uso no aromatizador e no difusor é o uso de essências puras, que tem a mesma característica do óleo essencial, mas é menos concentrado e foi desenvolvido especificamente para uso no ambiente. Nesse caso, deve-se usar 15 gotas da essência pura no aromatizador. 

Os difusores de ambiente tem a vantagem de além de perfumar o ambiente, também fazem a umidificação, e são benéficos em caso de ar seco, poluição, ou mesmo para refrescar o ambiente. É bastante utilizado para quartos de bebês na hora de dormir, limpando e perfumando o ambiente. 

Além disso, existem outros produtos desenvolvidos para aromatizar o ambiente que já vem pronto para uso. A marca WNF desenvolveu os difusores em stick e os sprays de ambiente, usando como base os óleos essenciais também da sua linha, seguindo o padrão de qualidade de matéria prima. 

 

Em resumo então, em se tratando de óleos essenciais, a base é sempre a mesma, o que vai mudar é a forma que ele é apresentado. Seja de maneira mais concentrado (em potinhos de 10ml), ou mais diluídos como essência pura, ou já misturados em outras substância para uso direto como o spray de ambiente ou aromatizante em stick. 

Independente da versão, é importante sempre comprar óleos de empresas reconhecidas pelo processo de produção sustentável e responsável, garantindo qualidade e segurança no produto. Nós do Mude recomendamos e vendemos óleos da marca CATIVA NATUREZA e WNF

Ainda tem dúvidas? Deixe aqui nos comentários e iremos responder.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados