Cosméticos podem prejudicar a sua saúde? Identifique os ingredientes tóxicos nos cosméticos

O IBGE revela: o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Uma pessoa que usa maquiagem e produtos de beleza todo dia chega a absorver até 2,3 kilos de produtos químicos no organismo por ano. O que você está fazendo para diminuir essa intoxicação?
Esses químicos – sulfato, parabeno, chumbo, alumínio, sódio, etc – estão associados a irritação da pele, alergias e a doenças mais graves como o câncer: parabenos são encontrados em grandes quantidades em amostras de tumores de mama por exemplo.
Cosmeticos Organicos Naturais Toxinas
Já se fala muito de alimentos orgânicos e ainda muito pouco de cosméticos orgânicos. No caso do alimentos, o corpo no processo da digestão consegue quebrar as substâncias nocivas ao organismo; já no caso dos cosméticos a absorção é feito sem filtros, caindo direto na corrente sanguínea.
Atualmente empresas e órgãos como o EcoCert fazem a certificação de produtos garantindo a ausência ou a pouco quantidade de produtos químicos prejudiciais a saúde. 
Eco Cert Cruelty Free
Os produtos certificados são mais caros já que existem pesquisas e desenvolvimento usando alta tecnologia por trás desses produtos. O valor mais alto também reflete a alta qualidade de substâncias usada na fabricação e armazenamento dos produtos.
Atualmente o custo de uma plantação sem agrotóxicos é alta comparada a uma mesma que utiliza produtos químicos para banir bragas. Os sintéticos e os artificiais dominam o mercado já que são mais baratos e produzem em grande escala.
É importante também saber identificar quais são as substâncias que valem ser evitadas. Listamos aqui as mais relevantes:

Conversantes – formol 

Para ter um período de uso adequado para a necessidade do consumidor e cobrir o processo de produção, armazenamento, distribuição, venda e consumo, os cosméticos assim como outros produtos industrializados contém conservantes. Muitos deles usam conservantes que liberal formol na pele. Segundo o “Experimental Dermatology”, o formol está relacionado com o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol.

O que procurar nos rótulos e se encontrado evitar o produto: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil ureia e DMDM hidantoína.

Óleo mineral e derivados do petróleo

Óleos minerais carregam a propriedade da hidratação da pele. Logo, estão presente na grande maioria dos cremes hidratantes do dia-a-dia. Estudos recentes associam eles ao aumento de mortalidade por câncer de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Algumas publicações que comprovam esses estudos: “American Journal of Industrial Medicine”, “Contact Dermatitis” e Regulatory Toxicology and Pharmacology”.

Experimente o óleo-gel hidratante, feito com ingredientes 100% naturais da LiveAloe. 

O que procurar nos rótulos e se encontrado evitar o produto: paraffin oil (óleo de parafina) e mineral oil (óleo mineral).

Parabenos

Os parabenos apresentam propriedade estrogênica, em outras palavras, eles agem como hormônio feminino (estrógeno). A presença dessa substância em desodorantes deveriam ser reavaliados já que estudos relacionam o uso na região das axilas com o aumento da incidência de cancer de mama.

O Mude tem produtos alternativos sem parabenos, por exemplo, o desodorante Natural da Boni Natural. 

Desodorante Natural Spray Boni Natural

O que procurar nos rótulos e se encontrado evitar o produto: Parabenos, Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben

Propilenoglicol

Esse é usado como diluente e está relacionado a alergias e irritações. Publicações como “Contact Dermatitis” e “International Journal of Dermatology” comprova o potencial alérgico da substância.

O que procurar nos rótulos e se encontrado evitar o produto: propylene glycol

Ureia

Outro hidratante popular de baixo custo, a ureia é proibida para grávidas já que penetra profundamente atingindo a placenta e podendo causar mal formação ao feto. A ANVISA proíbe a fabricação de cosméticos com mais de 10% de ureia em sua composição e determina que quando for mais que 3% o produto tenha a mensagem de "Não Utilizar Durante a Gravidez”.

O que procurar nos rótulos e se encontrado evitar o produto: ureia

Para conhecer toda a linha de produtos do Mude, acesse nossa loja www.mudeorganicos.com.br

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados