Como mudar para shampoo sólido?

Muitas das nossa clientes e leitoras estão no processo de mudança para shampoo e condicionador sólidos, e recebemos muitas perguntas de como iniciar esse processo de transição. Pegamos essas dicas direto da equipe da Ares de Mato, fabricantes de uma linha super completa de produtos para os cabelos.

Como utilizar? 

Primeiro passo: sempre recomendamos cortar a barra em três pedaços. Dessa forma você pode ir utilizando uma por vez evitando que ela fique úmida, aumentando assim a sua durabilidade. Mas claro, se você preferir pode utilizar a barra inteira.  

Segundo passo: chegou a hora de utilizar o shampoo! Existe mais de uma maneira de fazer isso, e as mais comuns são: 

    • aplicar a barra diretamente nos fios: você pode molhar os cabelos e o shampoo sólido, e em seguida aplicar nos fios até formar espuma. Feito isso, basta lavar normalmente, seguido de enxágue e aplicação do condicionador sólido. Essa técnica funciona bem para quem possui os cabelos mais oleosos, que precisam de uma limpeza mais dedicada. Vale também dividir o cabelo em mechas, em 4 partes por exemplo, e aplicar o produto. 
  • fazer espuma com as mãos: outra técnica comum consiste em fazer a espuma com as mãos e aplicar nos cabelos. Essa técnica é indicada para quem tem os cabelos mais finos e promove uma limpeza mais suave.

Existe fase de adaptação ao shampoo? 

Shampoo Sólido Neem, Copaíba e Melaleuca

Isso depende. Algumas pessoas não sentem diferença e logo no primeiro uso já percebem o poder hidratante dessas barras. Em outras podem surgir alguns efeitos como sensação de cabelo oleoso ou mais pesado, mas nada que um pouco de persistência e algumas dicas não sejam capazes de ajudar.  

A verdade é que passado este período você estará apta ou apto para usar um shampoo natural, com propriedades  terapêuticas verdadeiras, sem gerar garrafas plásticas no meio ambiente. 

Uma das estratégias mais básicas, é a do enxágue de vinagre de maçã orgânico!

Essa solução serve para auxiliar no desembaraço dos fios, e regular também a carga estática deles, já que o pH do shampoo saponificado fica em torno de 9 e pode deixá-los um pouco rebeldes em um primeiro momento.  

O preparo leva 15ml de vinagre de maçã e 500ml de água, que pode ser a do chuveiro mesmo. Os passos são os seguintes: 

    1. Lavar o cabelo com o shampoo e enxaguar com água do chuveiro; 
    1. 2. Em seguida aplicar a quantidade de solução de vinagre necessária para o comprimento dos fios e deixar agir por 2 a 3 minutos. Dica extra: aplicar no couro cabelo e massagear suavemente. 
    1. 3.Feito isso enxague bem com água do chuveiro e finalize com o condicionador sólido Ares de mato, seguido de um último enxágue com água do chuveiro.  Importante: caso não esteja utilizando um condicionador natural evite aqueles que possuem petrolatos e silicones insolúveis em sua composição. Dê preferência aos condicionadores naturais ou no poocaso contrário poderão ficar resíduos nos cabelos, que deixarão ele com aspecto pesado ou oleoso.  

Essa técnica pode ser repetida a cada 15 dias ou conforme sentir necessidade. Ela não deixa cheiro e facilita muito a adaptação.  

Caso você esteja fazendo uso de shampoos líquidos convencionais recomendamos que passe a intercalar o uso para ir acostumando o seu cabelo, principalmente se fazia uso de  condicionadores com silicones insolúveis, os quais consideramos importante a interrupção do uso, pois o shampoo em barra possui dificuldade na remoção deste tipo de produto.

Você pode ir lavando três vezes com o líquido e uma vez com o sólido. Depois passa para duas vezes com o líquido e duas com o sólido e assim por diante. Dessa forma o “choque” vai ser menos intenso e a adaptação será mais tranquila.  

Lembramos que cada cabelo é um universo, apesar de muitos serem semelhantes, nem todos são iguais. Portanto, aos poucos você vai descobrindo a melhor maneira de tratar os seus fios.  

 

Condicionador Sólido - Cupuaçu e castanha do Pará

 

Rendimento: seguindo as orientações de uso da embalagem, que consistem em dividir em partes, e armazenar o produto em saboneteira sem acúmulo de água, o produto dura em torno de 60 lavagens para cabelos de comprimento médio. 

Observações: Conservar em local fresco e ao abrigo da luz. Uso externo. Em caso de irritação suspenda o uso. Pode ser usado como sabonete corporal, porém o rendimento torna-se menor. Gestantes devem consultar a sua médica (o) antes do uso. 

 

Espero que gostem das dicas!

Se ainda tiver dúvida, deixe nos comentários que responderemos com todo o prazer!

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados